O que é o Google Classroom (sala de aula) e como funciona?

O que é o Google Classroom (sala de aula) e como funciona? Aplicativo utilizado com meus alunos de Inglês é uma das ferramentas fundamentais no aprendizado e no desenvolvimento dos alunos! Saiba mais! #teachergabby #googleclassroom

O Google Classroom (sala de aula) é mais uma ferramenta da gigante de tecnologia, desta vez, investindo em facilitar a educação e colocar ao alcance de todos ferramentas e utilitários que são o sonho de todo professor e aluno!

Google classroom
Foto por Caio Resende em Pexels.com

A tecnologia cada vez mais influencia nossas atividades, felizmente, podemos utilizá-la na educação de maneira positiva! Incentivando o uso e facilitando conteúdo, links e etc com a ajuda da plataforma educacional Google Classroom (Google Sala de Aula).

Informações importantes:

  • Primeiro, o aspecto mais importante: É GRATUITO! Sim, não precisa pagar.
  • Está constantemente recebendo atualizações (updates), em agosto de 2018 recebeu a sua mais recente.
  • É importante ressaltar, há duas possibilidades de uso, no site Google Classroom ou no aplicativo disponível para Android e iOS (talvez esteja disponível para outros sistemas – mas não uso).

Como funciona o Google Classroom?

Google Classroom (sala de aula)

Google Classroom (sala de aula)

O professor / teacher / instrutor / guru (you name it) entra com seu Google Mail (famoso Gmail) no site ou aplicativo e clica em criar uma nova turma.

Você é aluno? Ao clicar no sinal de + (mais) coloque o código dado pelo professor ou aceite o convite via e-mail.

No primeiro login o Google faz todo um tour pelo aplicativo / site! Siga o tour guiado e veja  as funcionalidades!

Funcionalidades

Há três divisões importantes no Google Classroom, são elas:

Google classroom (google sala de aula)
Google classroom (google sala de aula) – HOMEPAGE após logado
  • Stream (Mural) – Todos os arquivos, comunicados e atividades ficam disponíveis nesta seção. É como a linha to tempo (timeline). Tanto alunos quanto professores podem postar no mural, variando de acordo com as configurações escolhidas pelo professor. É possível configurar para que alunos possam postar e comentar, somente comentar ou nenhum dos dois. Nas minhas turmas, sempre libero tanto comentário quanto postagens para os alunos (#shareyourthoughts)

Slide2

  • Classwork (Atividades) – Todos os trabalhos já postados ficam separados por categoria. Sempre há a data em que foi postado, a data do prazo final. Quando clicado no nome da atividade em negrito, abre uma nova parte como a abaixo:
Google Classroom
Google Classroom

Uma das principais funcionalidades do Google Classroom é a integração com os demais aplicativos do Google. Neste caso, Google Drive e Google Calendar.

Google Drive – Pasta (ficheiro) online onde podemos colocar arquivos, pastas e compartilhar com outras pessoas. É seu computador nas nuvens! Você pode tanto postar arquivos como criar arquivos lá, sem se preocupar se irá abrir em outro computador ou não; uma vez que você pode utilizá-los sempre dentro do drive. Minha parte favorita? Você pode acessar e editar arquivos ao mesmo tempo que seus alunos/professor! I love it!

Assim, é possível colocar arquivos para os alunos / professor. Ao criar a turma, o Google automaticamente cria no Google Drive do professor a pasta Classroom. Portanto, não é necessário que o professor crie! Salve o Google!

Google Calendar – é possível ver no calendário todas as atividades a serem realizadas e também marcar horários de aula. Se o professor/aluno integrar o calendário da turma com o seu pessoal/profissional não há como perder um prazo!

Comentários nas atividades e entregas

Slide4

Há as possibilidades de comentários privados (somente o professor irá vê-lo) ou para toda turma. Toda a vez que o professor cadastra uma nova atividade ele decide se alunos poderão somente visualizar ou alterar arquivos, se poderão editar suas respostas e etc. A plataforma é extremamente maleável!

É possível entregar atividades fora do prazo?

Infelizmente, sim é. Mas fica evidenciado com a frase “entregue fora do prazo” para ambos, aluno e professor.

  • People (Pessoas) – Nesta parte, é possível ver todos os demais alunos e o professor. Além disso, ao clicar no seu nome você consegue visualizar todas as atividades pendentes, entregues e as com nota.

Por quê utilizar o Google Classroom?

Contato frequente – Utilizando o Google Classroom você sempre terá um guia, não irá se perder e terá atividades para todas as semanas.

Feedback constante –  através das atividades é possível dar feedback por nota (0 até 100) e por comentário. Assim, os alunos sabem o que melhorar e como melhorar.

Sem mais “me esqueci” – você precisa de disciplina para avançar? vive esquecendo das atividades? O Google Classroom irá lembrá-lo de tuas atividades, evitando assim tais ocasiões.

Avisos- Troca de horário? Aviso sobre um trabalho, recomendação de filme… e etc. Todos estes podem ser abordados com a parte inicial de comunicados!

Materiais e arquivos da turma – no último update do Classroom o Google liberou a parte de cadastro da turma com a seção livros e materias que serão utilizados. O professor só precisa carregá-los e todos terão acesso ao download!

Quer utilizar a mesma atividade com mais de uma turma? – é possível reutilizar avisos, postagens, tarefas e perguntas. Você pode inclusive postar em mais de uma turma ao mesmo tempo.

Programar postagens – Quer programar uma publicação / tarefa para a semana que vem? É possível também. Por enquanto, esta funcionalidade funciona, turma por turma. Caso a criação da atividade seja para mais de uma turma, só é possível postar a data máxima de entrega, não é possível programar a publicação.

 

Google-Classroom-Essential-Infographic-Alice-Keeler

Vídeo para professores (ou alunos curiosos) em inglês

 

Quer saber mais? Aqui mais artigos interessantes.

Tecnoblog.net

TechTudo.com.br

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s